Dica de Livros
O Descortinar do drama da redenção
W G. Scroggie
 

 

Com Cristo na Escola de Oração
Andrew Murray
 

 

O Ministério 
do Espírito 
A. J. Gordon
 

 

A terna Misericórdia de Deus

                          Delcio Meireles

       O mistério do Evangelho                      Roujet Fuchs

Conhecendo o Espírito Santo como habitação e revestimento de Poder                             Gerson Lima

Vendo Cristo na Igreja - Parte 2

O CORPO DE CRISTO
" A igreja, que é o Seu Corpo, a plenitude daquEle que a tudo enche em todas as coisas". (Efésios 1:23)

A igreja é o Corpo de CRISTO que enche tudo em todas as coisas. A igreja é a plenitude de CRISTO. É como o meu corpo que é a plenitude da cabeça. Toda a sabedoria, todos os planos, todos os propósitos, toda a autoridade, todo o governo, tudo está na cabeça, mas a cabeça preenche o corpo; então o corpo torna-se a plenitude da cabeça. Isto é o que a igreja é -- o Corpo de CRISTO. Toda a sabedoria, todas as insondáveis riquezas de DEUS, estão todas estocadas no Corpo de CRISTO, e CRISTO diz: Isto é a minha plenitude.

Este corpo de CRISTO não é somente para estocar todas as insondáveis riquezas de CRISTO, mas para manifestar Sua glória. O corpo está sempre coberto; a cabeça está exposta. A igreja não é para falar de si mesma. A igreja não é para deixar o mundo ver o que ela é: "Veja, nossa torre alcança os céus". Isto é a torre de Babel, não a igreja. A igreja é para revelar CRISTO. Quando o povo entra na assembléia do povo de DEUS, o que eles vêem é CRISTO. DEUS está no meio de vocês e eles inclinam-se e adoram a DEUS. A igreja é a plenitude de CRISTO; é para estar sempre coberta e nunca exposta. O que a igreja expõe é a cabeça -- CRISTO. Que CRISTO seja exaltado e visto e que nós diminuamos e Ele cresça. Isto é a igreja! A igreja é o Corpo de CRISTO. Através da igreja CRISTO pode continuar a fazer e ensinar. Ainda há muito que é preciso ser feito, e Ele está fazendo isso na igreja e através da igreja. Ainda há muito que ser ensinado, e Ele ensina isso através da igreja. A igreja não tem nada a ensinar de si mesma. Ela opera o que Ele opera. Nós vemos CRISTO na igreja? Se nós vemos somente o corpo e não a Cabeça, isto é uma abominação. Que CRISTO seja visto na igreja. A não ser que CRISTO seja visto na igreja, nós falhamos. Isto é uma deturpação; o maior pecado, em todo o mundo, é o pecado de deturpação. Oh, que representemos a CRISTO corporativamente de uma maneira viva.

UM NOVO HOMEM


A igreja é um novo homem (veja Efésios 2:15). Em Adão -- o velho homem; em CRISTO -- o novo homem. Em Adão tudo morre; em CRISTO tudo se faz vivo. Em Adão estávamos todos divididos; em CRISTO somos um. Não existe judeu nem gentio, nem circuncisão ou incircuncisão; nem Bárbaros ou Sitas, nem escravo nem livre; mas CRISTO é tudo em todos. Ele é tudo em tudo. Este é o novo homem -- um novo homem. No mundo você tem os judeus, mas na igreja não há judeu. No mundo você tem os gregos ou os gentios, mas na igreja não há gentio. No mundo você tem Bárbaros (muitos deles e Sitas), que é pior porque os Sitas são mais bárbaros do que esses Bárbaros. Se você conhece a história, você sabe que os sitas foram os mais bárbaros de toda a humanidade, então realmente aos olhos de DEUS não há nação civilizada; você é tanto bárbaro quanto sita. Você só é civilizado em CRISTO. Todas essas distinções e discriminações naturais encontram-se no mundo, mas não há lugar neste novo homem para elas, porque estamos todos em CRISTO JESUS.

Irmãos e irmãs, quando você olha para um irmão ou irmã, o que você vê? Você vê um chinês ou vê a CRISTO? Se você vê um chinês, isto é infeliz, não somente para você, mas também para mim. Na igreja não existe chinês, nem americano, nem preto ou branco, ou amarelo, ou marrom, ou vermelho. Na igreja não existe PHD, nem analfabeto, na igreja não existe senhor ou servo. Sim, no mundo há, mas na igreja não há nenhum. Quando nos reunimos em torno da Mesa do SENHOR, somos todos irmãos e irmãs em CRISTO JESUS. Somos Um. Nada pode separar-nos de CRISTO; nada pode nos separar um do outro porque o amor de CRISTO é o vínculo que nos segura unidos. A igreja é um novo homem, e quando as pessoas olham para a unidade do povo de DEUS eles percebem que isto não é naturalmente possível. Isto é sobrenatural. É CRISTO quem nos une em um. Este é o nosso testemunho.

CONCIDADÃOS DOS SANTOS


O que é a igreja? Somos todos concidadãos dos santos (veja Efésios 2:19). A igreja é o Reino de DEUS na terra. DEUS transferiu a nós do reino das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do Seu amor. Nós estamos agora no Reino de DEUS. Somos concidadãos. Nossa cidadania está nos céus. Somos estrangeiros e peregrinos nesta terra, e ainda assim nós temos cidadania. Está nos céus.

Quando você pensa no Reino de DEUS no nosso meio, então você compreende que como povo de DEUS temos que nos submeter completamente à autoridade do nosso Rei -- CRISTO. Se submetemos nossas vidas às regras de nosso CRISTO, nosso Rei, então na realidade nós expressamos Seu Reino. Se nos rebelamos contra a autoridade de CRISTO em nossa própria vida, então como podemos expressar o Reino de DEUS sobre esta terra? O mundo é cheio de rebelião, mas nós somos? A igreja é o Reino de DEUS, mas este Reino é o Reino do Filho de DEUS.

Em Mateus 17, CRISTO foi transfigurado naquela montanha, então veio uma voz: "Este é Meu Filho Amado, a Ele ouvi". Este é o Reino. Para estar no Reino de DEUS nossa atitude deveria sempre ser: "O que Tu dizes?". Isto é uma atitude de obediência, de submissão. E se nos submeter-nos ao Filho de DEUS em nossas vidas individualmente e coletivamente, o mundo verá a CRISTO. Sua autoridade será manifestada através de nós. Sua vontade será conduzida através de nós.

A FAMÍLIA DE DEUS


A igreja é a Casa de DEUS ou a Família de DEUS (veja Efésios 2:19). Nós não somos somente um Reino, mas somos uma família. Graças a DEUS nossa família é uma grande família, e quando você pensa em família, a primeira coisa a vir à sua mente será provavelmente, semelhança familiar. Algumas vezes quando você olha para uma pessoa você pensa: "Você deve pertencer àquela família". É como o povo judeu diz, "olhe para o meu nariz; você sabe de onde eu sou. O mapa de Jerusalém está na minha cara". Isto é a semelhança familiar. Sendo da família de DEUS, espera-se que carreguemos a semelhança de nosso Pai Celestial. Espera-se que tenhamos a semelhança de nosso irmão mais velho, porque DEUS fez Seu Filho Unigênito o primeiro entre muitos irmãos. Ele deu Sua vida por nós, e com esta vida estamos para crescer um crescimento semelhante a Seu Filho. Nós estamos crescendo? Qual é nossa semelhança familiar? Acho que esta é uma pergunta importante para nos perguntar a nós mesmos.

HABITAÇÃO DE DEUS NO ESPÍRITO
"No qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de DEUS no Espírito". (Efésios 2:22)

A igreja é a habitação de DEUS no Espírito. DEUS habita na igreja em Seu ESPÍRITO. Quando você pensa em habitação, então imediatamente você pensa no SENHOR dizendo: "Edificarei minha igreja sobre esta rocha e os portões do Hades não prevalecerão contra ela". CRISTO está nos edificando junto como pedras vivas sobre Si mesmo, como o fundamento, e se estamos sendo edificados juntos sobre CRISTO, então o resultado é que DEUS irá colocar Sua morada no nosso meio. "Onde estiverem dois ou três reunidos para dentro do Meu Nome, ali estarei no meio deles". Esta é a casa de DEUS. Estamos nos rasgando uns aos outros ou edificando uns aos outros? Estamos brigando ou contendendo uns contra os outros; ou estamos edificando e exortando e encorajando, confortando uns aos outros? Estamos edificando com ouro, prata e pedras preciosas que é a vida de DEUS, a redenção de CRISTO e o trabalho do ESPÍRITO SANTO? Ou estamos edificando com madeira, feno e palha, que é edificado com a natureza humana, com o esforço humano, e com todas as suas idéias? O que estamos fazendo? A igreja é a habitação de DEUS e é para ser habitada por Ele. Não é o que você gosta, mas é o que Ele gosta. Não é com o que você se sente confortável, mas com o que Ele se sente confortável. Não é se você está satisfeito, mas Ele está satisfeito? Esta é a habitação de DEUS, e quando você vai a uma casa, imediatamente você conhece os hábitos, o temperamento, os gostos e desagrados do dono dessa casa. Você olha para a disposição de todos os móveis, você olha para a condição da casa, e imediatamente você vê o dono da casa; porque tudo isto está manifesto. Isto é o que a igreja é.

O MISTÉRIO DE CRISTO


A igreja é o mistério de CRISTO (veja Efésios 3:4). O mistério de DEUS é CRISTO, mas o mistério de CRISTO é a igreja. Se você quer conhecer a DEUS, você tem que conhecer a CRISTO, o SENHOR diz: "vocês me conhecem a tanto tempo, e ainda assim dizem, mostra-nos o Pai". Da mesma forma o mistério de CRISTO é a igreja. Se você quer conhecer a CRISTO, olhe para a igreja. É onde você deveria reconhecer CRISTO. Infelizmente, hoje, isso não é verdade. Mas a igreja é o mistério de CRISTO. A igreja revela CRISTO porque a igreja é CRISTO. Em primeiro aos Coríntios 12:12-13 você descobre que há um corpo e muitos membros. "Muitos membros, mas ainda um corpo, assim também é CRISTO". Este é o corpo de CRISTO com muitos membros, e ainda que tenha muitos membros, cada membro não é um corpo. Mas todos esses membros são um corpo. A Bíblia diz: "assim também é CRISTO".

Se estivermos escrevendo 1 Coríntios 12:12-13, nós diríamos, "assim também é a igreja." Mas o ESPÍRITO SANTO diz: "Assim também é CRISTO", porque a igreja não é outra coisa senão CRISTO expressado Corporalmente. Isto é CRISTO em você, CRISTO em mim, CRISTO em todos nós, juntos manifestando CRISTO. Lembre-se: a igreja não é feita de você e eu. A igreja é feita de CRISTO em você e em mim. A igreja é feita de CRISTO em você e de CRISTO em mim, e você e eu temos que ir para a cruz. A igreja é o mistério de CRISTO.

A NOIVA DE CRISTO


A igreja é a noiva de CRISTO (veja Efésios 5:23). Quando você pensa em noiva de CRISTO, primeiro você pensa que deve haver proporção. Deve haver uma semelhança, uma identidade. Sua correspondente, você não pode colocar dois que são desiguais juntos em um. DEUS disse que Ele criaria para Adão uma auxiliadora, sua correspondente. E isto é o que a igreja é -- Sua semelhante, Sua correspondente. Não somente tendo Sua vida, mas sendo purificado e santificada até tornar-se uma igreja gloriosa sem mancha nem ruga, assim como Ele é. Então a igreja será unida a Ele em uma -- a noiva de CRISTO.

GUERREIRO DE CRISTO


A igreja é o guerreiro de CRISTO (veja Efésios 6). A igreja é para ser usada por DEUS para combater o bom combate da fé. Isto é, para aplicar a vitória de CRISTO sobre todas as coisas até que todas as coisas estejam sujeitas a CRISTO. Em Romanos 8 é dito que quando os filhos de DEUS forem manifestados então toda a criação ficará livre do cativeiro da corrupção, da vaidade, e ficará livre na liberdade dos filhos de DEUS. Todas as coisas ficarão sujeitas à CRISTO.

Irmãos e irmãs, primeiro DEUS opera em nós para que nos sujeitemos a CRISTO em tudo. Então, através da igreja, todas as coisas ficarão sujeitas a CRISTO, para que CRISTO seja o resumo de tudo, para que o propósito de DEUS seja completo. Esta é a carta aos Efésios. Que vejamos a CRISTO.

Autor: Stephen Kaung 

extraído do site preciosa semente