Dica de Livros
O Descortinar do drama da redenção
W G. Scroggie
 

 

Com Cristo na Escola de Oração
Andrew Murray
 

 

O Ministério 
do Espírito 
A. J. Gordon
 

 

A terna Misericórdia de Deus

                          Delcio Meireles

       O mistério do Evangelho                      Roujet Fuchs

Conhecendo o Espírito Santo como habitação e revestimento de Poder                             Gerson Lima

Vendo Cristo na Igreja - Parte 1

EFÉSIOS 1:9,10; EFÉSIOS 3:9-11

A Bíblia é a revelação de JESUS CRISTO, e a razão de estudarmos a Bíblia é para que possamos conhecê-lO. Esta é a única razão porque a Palavra é dada a nós, e este é o único modo que podemos ter acesso à Palavra de DEUS. Portanto, desejamos ver o SENHOR JESUS em todos os livros da Bíblia. Começamos com Mateus e agora gostaríamos de ver CRISTO na carta aos Efésios ou, colocando de outra maneira, ver CRISTO através da igreja.

Há uma semelhança entre o livro de Atos e a carta aos Efésios. No livro de Atos vemos o SENHOR assunto fazendo e ensinando em Sua pessoa corpórea, que é a igreja. Na carta aos Efésios, é novamente o SENHOR JESUS como Cabeça de Sua igreja, mas há uma diferença. No livro de Atos é o fato apresentado a nós; CRISTO é visto no Seu Corpo. Mas na carta aos Efésios é o ensino; o ensino de CRISTO na igreja. É maravilhoso que DEUS sempre nos aponta um fato primeiro, e então Ele começa a nos dizer o que ele significa.

No livro de Atos nos é apresentado o fato que a igreja é realmente CRISTO, Ele mesmo, trabalhando e ensinando na terra exatamente como quando Ele estava na terra durante aqueles anos na Sua encarnação, naquele corpo que Ele tomou sobre Si mesmo. Semelhantemente no livro de Atos nós descobrimos que o SENHOR assunto tomou sobre Si outro corpo, um corpo coletivo, e nesse corpo Ele continuou a fazer e ensinar. Este é o fato. Na carta aos Efésios encontramos a interpretação, o ensino.

Esta carta aos Efésios foi escrita por Paulo quando ele estava na prisão em Roma. Fisicamente ele estava limitado. Ele não podia ser ativo, movendo-se ao redor entre o povo de DEUS. Mas graças à DEUS ele não estava amarrado no seu espírito! Pelo contrário, encontramos seu espírito elevado ao terceiro céu, e lá ele viu o mistério de DEUS. Ele tentou compartilhar este mistério de DEUS com os crentes em Éfeso e, é claro, conosco hoje.

A carta aos Efésios revela CRISTO à nós como cabeça da igreja, Seu corpo. Este é o mistério da vontade de DEUS. Em 1 Coríntios 2 Paulo diz, "Decidi nada saber entre vós senão a JESUS CRISTO e este crucificado". Mas isso não quer dizer que a parte do ensino fundamental, à parte da origem do ensino de JESUS CRISTO e Ele crucificado, Paulo não sabe mais nada. Porque imediatamente abaixo ele diz: "Mas entre o que é perfeito..." O perfeito ali não significa sem pecado. Ninguém é sem pecado exceto um -- nosso SENHOR JESUS. Ele é perfeito sem pecado. Mas o perfeito no Novo Testamento significa crescido, maduro. Paulo disse; entre o povo maduro falamos sobre sabedoria, uma sabedoria que não é conhecida pelo mundo, nem pelos poderosos do mundo. É a sabedoria de DEUS em mistério. É a sabedoria que esteve escondida pelos séculos dos séculos e é para nossa glória. Não há contradição aqui. "JESUS CRISTO e este crucificado" é o princípio, mas a sabedoria de que Paulo fala, sabedoria de DEUS em mistério, eleva-se acima deste princípio. Isto é o mesmo CRISTO.

Aqui na carta aos Efésios ele aborda em primeiro lugar isto "sabedoria de DEUS em mistério". Ele nos guia de volta à eternidade passada, através do tempo, olhando para a eternidade por vir. Em outras palavras, Paulo trata com esta questão do eterno propósito de DEUS. Queridos irmãos e irmãs, DEUS tem um propósito eterno. Porque chamamos isso um propósito eterno? Porque DEUS tencionou este propósito na eternidade passada. Antes de haver tempo, antes de haver criação, DEUS já havia tencionado um propósito em Si de acordo com o desejo de Sua vontade. Então Ele vem trabalhando através do tempo até que Ele realize esse propósito na eternidade por vir. O que Ele tencionou na eternidade passada deve ser, será e tem que ser realizado na eternidade por vir, porque DEUS não pode falhar. Mas Seu trabalho está no tempo, então Ele criou o tempo como um período ou períodos nos quais Ele pode terminar Seu eterno propósito.

Isto é o que realmente o tempo é, e ainda estamos no tempo agora. O que é o propósito que DEUS tencionou em Si na eternidade passada? Para colocar de uma maneira bem simples: "Convergir todas as coisas em CRISTO", ajuntar, encerrar as coisas em CRISTO. DEUS amou tanto Seu Unigênito Filho que Ele quis expressar Seu amor para Seu Filho. O amor se expressa no dar, e DEUS amou tanto Seu Filho que Ele quis dar tudo a Ele. Esta é a razão porque Ele criou todas as coisas. Ele criou os céus e a terra e todas as coisas neles para Seu Amado Filho. As montanhas, os oceanos, as planícies foram criadas para Seu Filho. Os pássaros, os peixes, os animais foram criados para Seu Filho. Até os anjos celestiais e a humanidade terrestre foram criados para Seu Filho. Ele criou todas as coisas no Seu Filho, por Seu Filho, e para Seu Filho, para que Seu Filho possa herdar todas essas coisas, e todas as coisas sejam resumidas nEle. Este é o eterno propósito de DEUS. E sabemos na eternidade por vir (e está vindo) que isto será verdade. Todas as coisas serão convergidas em CRISTO.

Qual o significado de convergir? Esta palavra "convergir" ou "resumir", "juntar", é usada duas vezes no Novo Testamento. Uma vez é usada aqui em Efésios 1 e outro lugar em Romanos 13.
" Por isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor". (Romanos 13:9,10)

Há muitos mandamentos, mas quaisquer que sejam esses, estão todos convergidos, resumidos numa palavra - amor. Amor é a totalidade de todos os mandamentos. Amor dá sentido a todos os mandamentos, e esta é a única maneira de cumprir todos os mandamentos; portanto, o amor resume todos os mandamentos. Semelhantemente, CRISTO resume tudo. Quaisquer que sejam essas coisas, incluindo você e eu, os anjos - tudo se resume em CRISTO. Ele é o grande sentido de tudo. Ele juntou tudo em harmonia e unidade, e Ele é o propósito de tudo. E sabemos que na eternidade por vir isto será uma realidade manifesta. Graças a DEUS por isto.

Não há nenhum problema na eternidade passada. Quando DEUS intentou o Seu propósito não houve nenhum argumento, nenhuma oposição, nenhuma opinião diferente. E não haverá nenhum problema na eternidade por vir porque tudo o que DEUS intentou será realizado. Não haverá mais oposição, nem mais conflito. DEUS terá o que Ele quer para Seu Filho.

Contudo, há muitos problemas no tempo. Depois que DEUS intentou Seu propósito e começou Sua criação, os problemas começaram a vir; primeiro na rebelião do querubim Lúcifer. O querubim que DEUS havia criado rebelou-se contra DEUS e fez-se um Diabo, um adversário de DEUS, e por causa disto a terra entrou no caos. No livro de Gênesis, quando DEUS recria a terra reparando-a e fazendo-a habitável, Ele criou o homem e colocou-o no controle do planeta terra. O homem caiu no pecado, e todo o mundo estava novamente precipitado em "thou" e "bohu" que significa vaidade e ruína. Mas graças a DEUS, Ele está trabalhando. Através de Seu Filho Amado, nosso SENHOR JESUS CRISTO, Ele redimiu e reconciliou todas as coisas de volta à plenitude de DEUS. Não somente Ele nos redimiu por Seu precioso sangue, mas Sua redenção realmente alcança todo o universo, e por causa do que Ele realizou na cruz do calvário, Ele reconciliou todas as coisas na Sua plenitude.

DEUS também propôs no Seu Filho que haverá um povo, a igreja, que será a noiva do Seu Filho amado para compartilhar Sua glória assim como Sua responsabilidade, compartilhar em Sua vida assim como no Seu trabalho. Isto é parte do eterno propósito de DEUS para Seu Filho, e é onde você e eu entramos. Agrada a DEUS que como Ele deu todas as coisas para Seu Filho, que Seu Filho compartilhasse todas as coisas, até Sua glória, com um povo redimido, a igreja.

Esta é a boa vontade de DEUS que depois de terminar a obra de redenção através de CRISTO na terra completar Seu eterno propósito, Ele quer um povo que execute isso em Seu Filho e para Seu Filho. Sempre me lembro dessa ilustração: Um dia um pai estava mudando uma mesa. Era uma mesa muita pesada, mas o pai era forte, e era capaz de levantar a mesa e movê-la. Mas ele tinha um filhinho, e quando o menino viu que seu pai ia carregar a mesa, ele quis ajudar. O pai concordou que seu filho ajudasse. Então o filho segurou de um lado da mesa e o pai pegou o outro lado e eles começaram a mover a mesa. Mas na verdade o filho colocou mais peso na mesa do que carregou. Então o pai não somente carregou a mesa, mas também o filho. Quando eles terminaram de carregar a mesa juntos o filho disse: "nós fizemos isso".

Queridos irmãos e irmãs, esta é a figura disto. Todo o trabalho foi feito pelo nosso SENHOR JESUS, mas agrada a Ele permitir que nós trabalhemos junto com Ele. Realmente nós damos a Ele mais peso (se você não o faz, eu faço). Mas Ele espontaneamente pega o peso extra e carrega tudo para que o propósito do Pai seja consumado. Graças a DEUS por isso. É algo maravilhoso quando DEUS decide colocar-nos no Seu eterno propósito com relação ao Seu Filho, Ele não quer que entremos nisso passivamente, mecanicamente, automaticamente, tecnicamente. Ele quer que entremos no Seu propósito de uma maneira viva, espiritual, real, experimental. Por causa disso a primeira coisa que Ele tem que fazer é tornar conhecido a nós o mistério da Sua vontade. Bem, a vontade de DEUS é um mistério. Quem conhece a mente de DEUS? Quem sabe o que se passa no coração de DEUS? Quem sabe o que DEUS determinou na eternidade passada? Quem sabe o que há por trás de todas as Suas obras no tempo? Quem sabe qual é o Seu alvo? Ninguém sabe. É um mistério. Não somente é isso desconhecido dos elefantes, mas mesmo os anjos não sabem. É um mistério oculto em DEUS. A vontade de DEUS é um mistério, oculto em DEUS. Agora pense sobre isso: Agrada a DEUS fazer-nos conhecedores da Sua vontade. Agora quem somos nós?

Irmãos e irmãs, isso toca profundamente o meu coração o fato de DEUS não revelar o mistério de Sua vontade aos anjos. De fato os anjos estão para conhecer o Seu mistério através da igreja, os redimidos do SENHOR. Nós pecamos; estávamos mortos em pecados e transgressões; nossa mente obscurecida; estávamos alienados da vida de DEUS; tornamo-nos seus inimigos; nós O odiávamos; rebelamos contra Ele e protestamos. Ainda assim, pelo Seu amor e misericórdia, pela graça de JESUS CRISTO, Ele não apenas salvou-nos, mas fez-nos conhecer o mistério de Sua vontade que é um só; Ele não nos trata como escravos, Ele nos trata como amigos. Contudo, a fim de fazer-nos conhecer o mistério da Sua vontade, Ele tem que primeiro atrair-nos para Si. Ele tem que nos trazer para um relacionamento vivo com Ele mesmo. Então nosso conhecimento da Sua vontade não é apenas superficial, mas será vivo; conhecimento experimental do mistério da Sua vontade. Não é uma questão de ensino, é uma questão de ensino baseada na experiência. Se tudo o que você conhece é ensino, isto é doutrina, mas se o ensino é baseado na experiência, isto é vida. DEUS quer que conheçamos Sua vontade em vida, em outras palavras, prática. No primeiro capítulo de Efésios, quando Paulo está tentando descrever este mistério, está além dele. A fim de nos fazer conhecer o mistério de Sua vontade, DEUS primeiro nos abençoa com todas as bençãos espirituais nas regiões celestiais em CRISTO JESUS. Eis o porque DEle nos abençoar. Quais são estas bênçãos espirituais com as quais Ele nos abençoou em CRISTO JESUS? "Assim Ele nos escolheu nEle antes da fundação do mundo". Antes da fundação do mundo DEUS já havia nos escolhido em CRISTO JESUS. Você não O escolheu Ele escolheu você, mesmo antes da fundação do mundo, muito antes de você ter nascido. Ele escolheu você em CRISTO JESUS, e marcou você para filiação. Ele disse: Um dia este que Eu escolhi será um filho como o Filho Unigênito. Maravilhoso!! Este alguém pode ser santo e inculpável diante de DEUS em amor. Há somente uma maneira de ser santo e inculpável diante de DEUS, e isto é em amor, porque "o amor cobre uma multidão de pecados". Então é dito, "que Ele nos concedeu gratuitamente no Amado". DEUS nos agraciou no Amado. Ou, colocando de outro modo, DEUS diz: você é meu favorito. DEUS é muito parcial com você, mas Ele é imparcialmente parcial porque Ele é parcial com todos. Ele nos redimiu pelo Seu sangue. Que preço Ele pagou por isso. CRISTO derramou Seu sangue para nos redimir conforme a riqueza da Sua graça. Ele nos deu uma herança no céu. Oh, que possamos conhecer a expectativa do nosso chamado. Somos chamados para ser o Corpo de CRISTO, e a esperança deste corpo, é que quando ele estiver totalmente crescido, se tornará a noiva de CRISTO. Estamos para conhecer a glória da Sua herança nos santos. Não somente nós herdamos CRISTO, e que herança Ele é para nós; mas CRISTO está para nos herdar. Nós nos tornaremos uma rica herança para CRISTO. Nós também estamos para conhecer a suprema grandeza do Seu poder com respeito a nós que cremos. Oh, o poder que DEUS opera em nós, é nada menos o poder que ressuscitou JESUS dentre os mortos e colocou-O à destra de DEUS acima de todas as coisas. Este mesmo poder está agora operando em nós.

Irmãos e irmãs, Ele fez todas essas coisas em CRISTO para nos fazer compreender que isto é em CRISTO. É em CRISTO que somos escolhidos. É por causa de CRISTO que ganhamos a filiação. É por causa do sangue de CRISTO que somos redimidos. É por causa de CRISTO que nos tornamos co-herdeiros com CRISTO. Tudo que experimentamos da graça de DEUS é em CRISTO. DEUS está a fazer CRISTO tudo em nós, Ele é para ser tudo em nossas vidas. Isto é resumir tudo em CRISTO. No segundo capítulo de Efésios, você descobre que isso é individual. Quando estávamos mortos em pecados e transgressões, Seu amor, misericórdia e graça veio sobre nós que não somente fomos ressuscitados dentre os mortos, mas estamos assentados com CRISTO nos lugares celestiais. Corporalmente, nós estando todos espalhados, somos agora feitos um novo homem em CRISTO JESUS. Fomos reunidos juntos com CRISTO em DEUS. Tudo isso foi feito para nós, tudo isso recebemos e experimentamos, para que cheguemos a um conhecimento real do mistério da vontade de DEUS. O mistério da vontade de DEUS é revelar-se em nós primeiro. Não precisamos apenas entender com nossas mentes, mas isso é para revelar-se em nossas vidas. Verdadeiramente, a igreja pode dizer: "Tudo se resume em CRISTO". CRISTO é tudo, Ele é o sentido de tudo. Ele dá sentido a tudo, e Ele é tudo em nós. Este é o testemunho da igreja, e isso é para nos fazer conhecedores do mistério da vontade de DEUS.

Você conhece o mistério da vontade de DEUS? Você sabe que a vontade de DEUS é que Seu Filho tenha a preeminência em tudo? Você sabe que a vontade de DEUS é encerrar tudo em CRISTO, resumir tudo em CRISTO para que CRISTO seja manifesto em tudo? Você sabe que Ele está para ser glorificado em tudo? Você sabe que esse é o mistério da vontade de DEUS? Se nós o não sabemos, quem sabe? Se você pergunta aos anjos, eles dizem: "eu não sei o mistério da vontade de DEUS. Eu já vi muitas ações poderosas de DEUS, e sei que Ele está trabalhando voltado para alguma coisa, mas que coisa é esta? Ensine-me". A igreja é não somente para ensinar o mundo, mas é também para ensinar ao mundo desconhecido o mistério da vontade de DEUS. Isto é o que quer dizer em Efésios 3:10:
"Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de DEUS se torne conhecida agora dos principados e potestades nos lugares celestiais."

Primeiro, DEUS torna conhecido a nós o mistério da Sua vontade num caminho vivo. Então, através de nós, a igreja -- os redimidos, DEUS fez conhecida toda a Sua múltipla sabedoria aos principados e potestades nos céus. Esses principados, potestades nos céus, não se refere aos reis e senhores nobres sobre a terra. É verdade DEUS está para fazer conhecido o mistério da sua vontade ao mundo através da igreja, de outro modo o mundo nunca conheceria o que isto é; mas o que é mais, é para ser conhecido dos principados e potestades. Muitos comentaristas concordam que os principados e potestades aqui se referem aos anjos bons, se nós pudermos dividir os anjos em bons e maus. Os anjos bons são aqueles que obedecem a DEUS e executam a Sua vontade. Os maus são aqueles que rebelaram-se contra DEUS sob o querubim.

Esses principados e potestades, que são os anjos bons de DEUS, são mais inteligentes do que nós no conhecimento, mas ainda que eles sejam mais inteligentes que nós, eles não são de todos sábios; eles não sabem tudo. Eles precisam ser ensinados, e quem vai ensiná-los a sabedoria de DEUS? A igreja! Quando eles vêem o que DEUS está operando nos redimidos, quando eles vêem os redimidos na realidade de CRISTO, então seus olhos são abertos para conhecer o eterno propósito de DEUS. Nós estamos para ensinar aos anjos a sabedoria de DEUS. A razão de muitos comentaristas crerem que esses anjos são bons, é porque os anjos maus estão para conhecer a autoridade e o poder de DEUS. Somente os anjos bons desejam conhecer a sabedoria de DEUS. A igreja não está somente para ensinar aos anjos bons a sabedoria de DEUS, mas estamos para fazer conhecidos dos anjos maus a autoridade e o poder de DEUS. Isso é Efésios 6:10-24.

Depois que CRISTO consumou tudo na cruz do calvário, então Ele deu Sua vitória à igreja para executar isso e trazer o propósito de DEUS, através disto os anjos maus conhecem o poder de DEUS. Estamos agüentando, resistindo e agüentando. Esta é a carta aos Efésios. Se CRISTO é para ser visto através da igreja, então primeiro você tem que saber o que a igreja é! Se você não sabe o que é a igreja, então como você pode ver CRISTO através da igreja? A carta aos Efésios é uma grande carta no ensino do que é a igreja. Se você quer saber o que é a igreja, não olhe ao redor; você nunca descobrirá. Se você quer saber o que é a igreja, nem mesmo vá até a história da igreja, porque o que você vai encontrar é cristianismo oficial. Se você quer saber o que é a igreja, vá a carta aos Efésios. Lá você encontrará a revelação da igreja de DEUS. 

 

Continua..